Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

Mitologia brasileira




     A mitologia brasileira,ou indígena que na verdade se deu origem do tupi-Guarani é muito rica,mas padecem de uma infantilização terrível.
   A figura primaria,a que criou tudo e o deus do sol,Tupã,que criou todo o universo,autor do trovão relâmpagos.No incio quando Tupã criou todas as coisas,ele criou Jaci,a lua a rainha da noite,para trazer encanto e paz para os homens.Mais acabou que ele mesmo se sucumbiu aos seus encantos e tomo-a para si como sua esposa.
   Os outros deuses eram:

  Yorixiriamori: O deus que encantava as mulheres com seu belo canto,o que deixou os homens com tanta inveja que resolveram tentar mata-lo.Mas ele fugiu em forma de pássaro.
  Anhangá: Deus do inferno,inimigo de tupã.Pode ser transforma em vários animais,e quando aparece para alguém é sinal de má-sorte.
  Ceuci:A deusa das lavouras das moradias.Seu filho Jurupari,nasceu do fruto da árvore Cucura-purumã,que simboliza o bem e o mal na mitologia Tupi-Guarani.
  Akuanduba: Divindade dos índios araras,tocava sua flauta para por ordem no mundo.
  Wanadi: O deus dos iecuanas,ele criou três seres para criar o mundo.Dois deles falharam,que se tornou uma criatura defeituosa,que representa os males do mundo.O outro concluiu a criação.
  Yebá-beló: Conhecida também como "a deusa que surgiu do nada" deusa dos dessanas.Segundo eles os seres humanos surgiram das folhas de coca (ipadu) que ela mascava.