Páginas

domingo, 8 de setembro de 2013

Um Pouco sobre Padre Antônio Vieira


                  Padre Antônio Vieira nasceu em 1608,em Lisboa,e foi um dos maiores escritores do seu século.Foi para Bahia ainda pequeno onde começou a atuar na Companhia de Jesus,que era um movimento Cristão indígena,que discriminava a escravidão pelos colonos.Era considerado filósofo que tratava apenas de assuntos cristãos.
             Quando estava envolvido com política foi acusado de traição por defender,além dos índios os novos cristãos principalmente os judeus.
             As obras do Padre Antônio Vieira eram:Profecia,constituintes de três obras apenas;cartas,que são cerca de 500;e sermões,são aproximadamente 200.
         Sermão da Sexagésima
         Padre Antônio Vieira
(...) Quando Cristo mandou pregar os Apóstolos pelo Mundo, disse-lhes desta maneira: Euntes in mundum universum, praedicate omni creaturae: «Ide, e pregai a toda a criatura». Como assim, Senhor?! Os animais não são criaturas?! As árvores não são criaturas?! As pedras não são criaturas?! Pois hão os Apóstolos de pregar às pedras?! Hão-de pregar aos troncos?! Hão-de pregar aos animais?! Sim, diz S. Gregório, depois de Santo Agostinho. Porque como os Apóstolos iam pregar a todas as nações do Mundo, muitas delas bárbaras e incultas, haviam de achar os homens degenerados em todas as espécies de criaturas: haviam de achar homens homens, haviam de achar homens brutos, haviam de achar homens troncos,haviam de achar homens pedras. (...)
Por Sabrina