Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Fibonacci






  

   Fibonacci ou Leonardo de Pisa,foi um dos maiores matemáticos da idade média,ele nasceu em 1180 em Pisa,seu pai era um mercador que trabalhou no norte da África,o que fez que desde cedo ele  iniciasse nos negócios e nos cálculos o que gerou seu interesse pela matemática.Esse nome,fibonacci,veio depois que no seu livro "Lider Abaci" que foi o problema dos coelhos que foi o seguinte:
  

 "Num pátio fechado coloca-se um casal de coelhos.supondo-se que em cada mês,a parti do segundo mês de vida,cada casal da origem a um novo casal de coelhos,ao fim do ano,quantos casais de coelhos estão no pátio?"

  A solução desde problema foi uma sequência numérica e  um matemático francês chamado Edouard Lucas.Esse problema deu origem a uma sucessão,em que cada termo que a compõe,para além dos dois primeiros,é igual à soma dos dois anteriores.
  Mas só mais tarde que o matemático Edouard Lucas batizou a sucessão em homenagem a Fibonacci.
   Em 1200 Fibonacci recressa a Pisa e passa 25 anos anos seguintes escrevendo trabalhos onde incorpora o conhecimento que tinha adquirido dos árabes.Suas obras foram:
 

 Líber Abacci (1202)

Practica Geometriae(1220)

flos (1225)

Liber Quadratorum(1225)

  Exemplos na  natureza  em que a sequência de fibonacci aparece:




No girasol:as suas sementes preenchem o miolo dispostas em dois grupos de espirais: geralmente,21 no sentido horário e 34 no sentido anti-horário.




















A pinha:as sementes crescem e se organizam em duas espirais que lembram a de Fiboncci:8 irradiando no sentido horário e e 13 no sentido anti-horário.






























  Esse recurso matemático também foi umas das principais marcas do renascimento.A Mona Lisa,de Leonardo da Vinci,usa a razão da relação do tronco a cabeça e entre os elementos do rosto.Vários formatos de cartão de crédito já foram testados.O que se sagrou favorito do publico  têm laterais na razão de ouro.Fotos e jornais também costumam adota-las.
  Várias outras coisas pode se ver a sequência de Fibonacci,como partes do corpo humano,o corpo humano em si,animais,etc.realmente foi umas das maiores descobertas de todos os tempos!
    


 Gente,sei que esse postagem não tem muito haver com o blog,mais  achei muito interessante,e fiz uma homenagem a um professor meu.Enfim,tomarem que gostem,ou ajude em alguma coisa.
                                                         Até a próxima!!!