Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2014

A Biblioteca Apostólica do Vaticano

A biblioteca foi fundada em 1475,e é rica em tesouros da natureza literária como autógrafos de Lutero,Michelangelo,o mais completo códice da Bíblia grega.A biblioteca tem ainda dois manuscritos do poeta romano Virgílio e os chamados Papiros Bodmer.A biblioteca possui mais de um milhão de livros valiosos e 150.000 manuscritos.
Deve ser muito interessante ter a oportunidade de visitar esse maravilhoso lugar mais apenas especialista em publicação,professor universitário ou estudioso que esta se preparando para um doutorado que pode ter acesso a essa grande biblioteca.


A biblioteca servia como scrinium da igreja romana no início do seculo IV,e no seculo XV se inicia a história moderna da biblioteca,o papa Nicolau V. decidiu disponibilizar para pesquisar e e referencias,os trabalhos e latim,grego e hebraico que cresceu em número 1.200 durante seu mandato.
Hoje a biblioteca tem cerca de 1.500 manuscritos, 1.500.00 livros impressos 300.000 moedas e medalhas e 100.000 cartões e gravuras.Em julho de 2007 alguns setores foram reformados,e a biblioteca foi fechada e em setembro de 2012 foi reaberta,e foram colocados modernos sistemas de segurança,com o objetivo de um controle geral dos livros consultados na sala de leituras.


A biblioteca do Vaticano e a biblioteca de Bodleina de Oxford entraram num acordo que agora permite que 80 mil documentos sejam disponibilizados na internet para consulta gratuita.
Os documentos incluem obras de Homero,Platão,Hiplócretes,manuscritos judaicos etc.

Para acessar a biblioteca vá em:www.vaticanlibrary.va.