Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A origem do RPG

O RPG é um jogo diferente dos convencionais, um jogo de contar histórias, onde você interpreta um personagem juntamente com os seus amigos e vive aventuras em um mundo imaginário! Saudações aventureiros hoje vamos falar um pouco da história desse hobby, o RPG (Role-playing Game ou Jogo de Interpretação de Personagens).

Dave Anerson e Gary Gigax  - Os Criadores do RPG

Há registros não confirmados que a ideia do RPG surgiu quando Gary Gigax e Dave Arneson estavam jogando um WarGame (um jogo de tabuleiro de batalha de exércitos com miniaturas) e um deles havia criado uma fortaleza indestrutível e o outro disse que enviaria os três maiores guerreiros de seu reino para invadir a fortaleza pelo subterrâneo, assim surgindo a primeira aventura de RPG onde eles não interpretavam exércitos mas sim personagens individuais.

Em virtude disso eles criaram o primeiro RPG chamado Dungeons and Dragons em 1974, que no início era apenas um suplemento para um jogo de tabuleiro e tinha regras muito simples. Apesar do RPG ter acabado de nascer, logo no ano seguinte já surgia um outro jogo que mostrava o RPG de uma forma diferente, mais séria e complexa, mostrando que ele poderia conquistar adolescentes em busca de diversão apenas ou até abordar interessantes experiências em grupo.

Caixa do jogo Dungeons and Dragons

No início dos anos 80 o D&D já fazia grande sucesso, sucesso no qual originou um filme Mazes and Monsters com o ator Tom Hanks (bem jovem ainda) baseado no RPG. Em seguida surgia o desenho animado Dungeons and Dragons, muito conhecido por nós brasileiros como Caverna do Dragão. Mais tarde surgia AD&D, a versão avançada do D&D com diversas opções de cenários (como chamamos os mundos imaginários no RPG) e aventuras inovadoras.

Até o fim dos anos 90 foram lançados vários outros RPGs independentes que dava opções bem diferentes da clássica fantasia medieval, como o sistema GURPS, em que se podia jogar aventuras com super-heróis, ficção científica ou num futuro hi-tech.

No início do século XXI os criadores do D&D criaram a 3ª Edição do jogo com uma licença que permitia qualquer um lançar seus livros e cenários usando o sistema de regras de D&D, isso fez com que o RPG crescesse grandemente, além de não ter impedido que outras editoras criassem seus próprios sistemas de RPG.

Hoje o RPG já é muito conhecido em todo mundo, inclusive aqui no Brasil, onde possui sistemas próprios de sucesso como o 3D&T, Daemon, Tormenta RPG (que usa a licença de D&D 3ª Edição) e vários outros, apesar de infelizmente sofrer ainda vários preconceitos por aqui. O D&D hoje se encontra às portas do lançamento de sua 5ª Edição batizada de D&D Next, que você pode conhecer um pouco aqui: http://www.wizards.com/dnd/DnDNext.aspx

Um grupo de RPG no filme Zero Charisma (2013)

Esta é minha primeira postagem no Mundo Suas Histórias, espero que gostem. Se você tem a curiosidade de conhecer algum sistema de RPG visite o blog http://bibliotecaelfica.blogspot.com.br lá você vai encontrar vários livros para começar a ler e jogar hoje mesmo. Existem também vários sites e blogs com os mais variados conteúdos sobre RPG, é só dar uma pesquisada no Google.