Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Primeiras Fotos da Terra Vista do Espaço

Hoje em dia é tão comum vermos fotos de satélite do nosso planeta Terra. Vermos nosso pequeno mundo como um "pequeno ponto pálido azul" na imensidão do espaço. Mas tudo tem um começo e iremos mostrar aqui a primeira foto do nosso planeta vista do espaço.

(Foto feita pelo programa Primeiros Passos)

No dia 7 de Março de 1947, pouco tempo depois da Segunda Guerra, e bem antes do Sputnik ter atingindo a Era Espacial, um grupo de cientistas e soldados do Novo México nos Eua ficaram maravilhados com um conjunto de fotos em preto e branco.

(John T. Mengel)

O projeto começou um ano antes em 1946, como parte de um programa chamado Pequenos Passos, após a captura de diversos foguetes alemães depois da Segunda Guerra pelos EUA, John T. Mengel, um dos pioneiros da Nasa estava a frente da pesquisa e o objetivo era fazer experimentos científicos na alta atmosfera da Terra, e neles Mengel equipava os foguetes com pequenas câmeras filmadoras. E foi aí que surgiu a primeira foto da Terra vista a mais de 160 quilômetros da superfície do nosso planeta, o que já é considerado a fronteira do espaço.

(Foto feita pelo Balão Explorer II)

Antes dos Primeiros Passos a fotografia terrestre de maior altitude foi feita pelo balão Explorer II, que alcançou apenas 22 quilômetros. Mengel e sua equipe surpreendeu a todos com uma fotografia que atingia 5 vezes maior altitude que a do balão Explorer II, nada mal para uma fotografia da década de 40.

(Juntando as fotos dá para ver claramente a curvatura do nosso planeta.)